Banner Bem Estar Animal

Curso Básico para a Utlização de Animais

em Ensino e Pesquisa Científica

Logo CEUA transparente 200x200

Apresentação: A disciplina tem como objetivo oferecer aos pesquisadores que utilizam animais em ensino e pesquisa científica, informações sobre legislações, conduta ética, bem-estar animal, manejo adequado e biossegurança, para que exerçam as atividades de acordo com os preceitos éticos e científicos.

Formato: Modalidade EaD (Ensino à Distância), assíncrono, oferecido por meio da plataforma Google Class Room, com videoaulas de duração média de 20 a 30 minutos cada. Há material suplementar disponível para cada videoaula.

Carga Horária: 24 horas.

Investimento: Gratuito.

Avaliação: Avaliação por testes de múltipla escolha.

Certificado: Emissão do certificado com aproveitamento acima de 70% da avaliação.

Público-alvo: Pesquisadores, Docentes, demais usuários e interessados que pretendem atuar em atividades de ensino ou pesquisa científica com o uso de animais.

Vagas limitadas: 150 vagas por turma. (1) O número de protocolo gerado no ato da sua inscrição é suficiente para confirmá-la. (2) Tendo em vista a gratuidade do curso e o número limitado de vagas, pedimos que efetue sua inscrição SOMENTE se tiver disposição e disponibilidade para participar. Ao realizar sua inscrição e desistir, você preencherá uma vaga e impedirá que outra pessoa interessada participe do curso. Portanto, seja consciente ao fazer sua inscrição.

Curso Básico para a Utilização de Animais em Ensino e Pesquisa Científica - UNIFESP
 Turma Período de Inscrições (a)  Vagas  Duração  Período de Realização do Curso  Link para Inscrições (b)
Turma 1/2024 de 15/04/2024 a 05/05/2024 150 30 dias de 06/05/2024 a 04/06/2024
Vagas preenchidas.
Inscrições encerradas.
Turma 2/2024 de 01/07/2024 a 31/07/2024 150 30 dias de 05/08/2024 a 03/09/2024 Clique aqui (T2)
Turma 3/2024 de 07/10/2024 a 03/11/2024 150 30 dias de 04/11/2024 a 03/12/2024 Clique aqui (T3)

(a) Período de Inscrições: é o período quando as inscrições estarão abertas para o cursista fazer sua inscrição. Por exemplo, na Turma 1/2024, o período de inscrição é de 15/04/2024 a 05/05/2024, ou seja, as inscrições estarão abertas a partir do dia 15/04/2024 e encerrará no dia 05/05/2024. Não é possível fazer a inscrição fora do período publicado acima.

(b) Link para Inscrições: é o link que será direcionado ao site da PROEC-Unifesp para o cursista fazer a sua inscrição. Por gentileza, atente-se ao período de inscrição conforme as datas publicadas acima. Não é possível fazer a inscrição fora do período publicado acima.

Ementa / Conteúdo programático:

Módulo 1:

• Importância de animais de experimentação para o desenvolvimento científico
  • CONCEA e CEUA
  • Legislação pertinente, normativas e diretrizes e instrumentos legais
  • Legislação quanto ao uso de animais geneticamente modificados
  • Importância e responsabilidade dos Docentes, Pesquisadores e demais usuários
  • Papel do Responsável Técnico e Coordenador da Instalação animal
  • Uso de métodos alternativos

Módulo 2:

• Importância do bem-estar animal
  • Aspectos relacionados à estrutura de instalações e manejo de colônias
  • Controle sanitário e Biossegurança em instalações animais
  • Transporte de animais
  • Aspectos fisiológicos, anatômicos e reprodutivos das espécies convencionais de laboratório
  • Genética de animais de laboratório e criopreservação
  • Importância do status sanitário de animais de laboratório
  • Critérios para escolha do modelo animal
  • Cálculo amostral como um imperativo científico e ético

Módulo 3:

• Manejo correto de animais de laboratório
  • Nutrição e enriquecimento ambiental
  • Graus de Invasividade
  • Estresse, dor e sofrimento
  • Vias de administração e coleta de material biológico
  • Analgesia
  • Anestesia
  • Eutanasia
  • Ponto final humanitário

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para conferir a lista de cursos disponíveis sobre Capacitação em Ética e Prática em Ciência em Animais de Laboratório de outras instituições, clique aqui.