Publicação Oficial do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein

Investigação inicial sobre o uso de animais na pesquisa científica e no ensino revela opinião dividida da população brasileira

Initial survey on the use of animals in scientific research and teaching reveals divided opinion of the Brazilian population

Monica Levy Andersen1, Lucile Maria Floeter-Winter2, Sergio Tufik1

1 Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

2 Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

RESUMO

Objetivo: A legislação específica que regula o uso de animais em pesquisa no Brasil foi introduzida em 2008. No entanto, a opinião da população brasileira sobre o uso de animais em atividades de pesquisa e ensino ainda é desconhecida. No atual cenário brasileiro em mudança com relação à ética animal, é necessário avaliar as visões e o conhecimento da população sobre o assunto. O objetivo deste destudo foi realizar o primeiro levantamento da opinião da população brasileira sobre o uso de animais em atividades de ensino e pesquisa científica. Métodos: Analisamos os resultados de uma pesquisa com 2.115 indivíduos com 16 anos ou mais de 130 municípios das cinco macrorregiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). A margem de erro para toda a amostra foi de 2% dentro de um intervalo de confiança de 95%. Resultados: A pesquisa revelou que a maioria da população brasileira era favorável ao uso de animais em pesquisas, principalmente para fins médicos. Diferentes pontos de vista, dependendo da natureza da pesquisa, também foram identificados. Além disso, aproximadamente 80% dos entrevistados eram favoráveis ao monitoramento frequente de laboratórios e instalações de animais. Conclusão: A opinião da população brasileira está dividida com relação ao uso de animais em pesquisa e ensino científicos. Essa divisão expõe um entendimento limitado da importância das ciências básicas e destaca a necessidade de uma melhor comunicação entre a comunidade científica e a população em geral. Outras ações para alcançar as melhorias desejadas no bem-estar animal são discutidas.

Descritores: Comitês de ética animal; Bem-estar do animal; Animais de laboratório; Métodos alternativos; Legislação; Princípio dos 3Rs.

Para acessar o artigo completo, clique nas seguintes versões:

- Artigo em português

- Artigo em inglês