Cenários adversos com impacto no bem-estar animal
Para acessar as recomendações da CEUA nos casos de cenários adversos que impactam na suspensão de atividades de ensino e pesquisa com uso de animais na UNIFESP, clique aqui.
Orientações para submissão de projetos à CEUA
Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Especialização - O Responsável pelo Projeto deverá ser o Orientador.
Pós-Doutorado - O Responsável pelo Projeto deverá ser o Supervisor.
Atenção: devido às particularidades do Sistema da CEUA, o nome do Orientador/a ou Supervisor/a deverá ser preenchido também no campo "Equipe/Área destinada aos colaboradores", aparecendo assim duas vezes no Formulário 1.
Para mais informações sobre o preenchimento dos formulários, acesse o Manual do Pesquisador.
Requisição de animais no CEDEME
A requisição de animais no Sistema do CEDEME deve ser feita com o número do projeto e em nome do Docente, que deve ser do quadro permanente da UNIFESP e que esteja cadastrado no projeto como Orientador.
Em caso de dúvidas sobre o acesso ao Sistema do CEDEME, por gentileza, entrar em contato com o CEDEME.
Projetos Aprovados com Desistência do Aluno/Pesquisador
No caso de desistência do aluno em projeto de pesquisa APROVADO cujo objetivo acadêmico seja Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado, o Professor/Orientador deverá comunicar à CEUA através dos seguintes formulários no Sistema da CEUA:
1) Se o projeto de pesquisa NÃO continuar, este deverá ser CANCELADO.
2) Se o projeto de pesquisa CONTINUAR, mas sem a indicação ou prazo de indicação de um novo aluno/pesquisador, o projeto deverá ser CANCELADO.
3) Se o projeto de pesquisa CONTINUAR e há indicação de um novo aluno/pesquisador que dará sequência à pesquisa:
3.1) Projeto com o nome do Professor/Orientador como Pesquisador Responsável e o nome do Aluno como Executante, deverá ser submetida uma EMENDA contendo a retirada do aluno/pesquisador que desistiu e a indicação do novo aluno/pesquisador.
3.2) Projeto com nome do Professor/Orientador como Orientador e o nome do Aluno como Pesquisador Responsável (projeto aprovado antes de Fevereiro/2020), deverá ser submetida a ALTERAÇÃO DE CADASTRO, substituindo os dados para o novo aluno/pesquisador.
Atenção: Projeto que foi CANCELADO pode ser submetido novamente à análise da CEUA como um PROJETO NOVO assim que houver indicação do novo aluno/pesquisador.
Em caso de dúvidas ou mais informações, por gentileza, entrar em contato com a Secretaria da CEUA.
Para submeter o Cancelamento do projeto, Emenda, Alteração de Cadastro ou replicar os dados de um projeto para um Projeto Novo no sistema da CEUA, consulte o Manual do Pesquisador.
Atenção ao Prazo de Vigência do Projeto
(1) Se o seu projeto está em andamento, mas com o prazo de vigência expirado, orientamos que regularizem o quanto antes através da submissão de Emenda com ajuste do cronograma.
(2) Caso o seu projeto esteja em andamento e dentro do prazo de vigência, porém ainda não tenha submetido o Relatório Parcial Anual, orientamos sua regularização.
(3) Uma vez que o seu projeto já está finalizado, mas ainda não tenha submetido o Relatório Final, orientamos sua regularização.
(4) Projetos que foram aprovados, mas não tiveram sequência, devem ser cancelados formalmente através do sistema da CEUA.
Professor/Orientador: é responsabilidade do Professor/Orientador acompanhar cada aluno na regularização do projeto.
Disposições Legais:
Proles utilizados nos Experimentos
Orientações sobre como inserir no Formulário 2/4 (Sistema da CEUA) o número de animais quando proles são utilizadas nos experimentos.
a) Inserir no formulário separadamente o número de machos e o número de fêmeas requisitados que darão origem às proles
b) Descrever nos procedimentos que a prole será utilizada.
c) Prole não deve ser contabilizada no número de animais requisitados ao biotério.
Atenção: Se o pedido inicial de animais for de neonatos, estes devem ser contabilizados.
Como fazer diluição de anestésicos
Recomenda-se diluição dos medicamentos para camundongos e pequenos roedores para termos melhor precisão nas doses oferecidas.
Observe que há substâncias fotossensíveis, a qual necessita ser preparada protegida da luz, em frasco âmbar ou envolto em papel alumínio.
Cetamina (100 mg/ml):
- Diluir para 50 mg/ml. Misture 1 (um) ml da cetamina com 1 (um) ml de solução de água estéril ou salina 0,9% estéril em tubo Eppendorf ® estéril.
- Identifique com a concentração atualizada e data da diluição.
Xilazina (20 mg/ml):
- Diluir para 2 mg/ml. Misture 1 (um) ml da xilazina com 9 (nove) ml de solução de água estéril ou salina 0,9% estéril em tubo Eppendorf ® estéril.
- Identifique com a concentração atualizada e data da diluição.
Acepromazina (2 mg/ml):
- Diluir para 1 mg/ml. Misture 1 (um) ml da acepromazina com 1(um) ml de solução de água estéril ou salina 0,9% estéril em tubo Eppendorf ® estéril.
- Identifique com a concentração atualizada e data da diluição.
Midazolam (5 mg/ml):
- Diluir para 1 mg/ml. Misture 1 (um) ml da midazolam com 4 (quatro) ml de solução de água estéril ou salina 0,9% estéril em tubo Eppendorf ® estéril.
- Identifique com a concentração atualizada e data da diluição.
ATENÇÃO: os anestésicos diluídos devem ser descartados após 30 dias da diluição.
Referência bibliográfica: The University of British Columbia, Animal Care and Use Program. RAT AND MOUSE ANESTHESIA AND ANALGESIA: Formulary and General Drug Information. 2016.
Para acessar o documento, clique aqui.