O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea dá  início às "visitas técnicas" em instituições que criam, mantém ou utilizam animais em atividades de ensino ou pesquisa científica.

O Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal visitou, nesta quinta feira (01/09), a Universidade Federal de São Carlos - Campus de Lagoa do Sino, numa iniciativa de caráter orientativo e colaborativo de aproximação entre o Conselho, as Instituições e as Comissões de Ética no Uso de Animais - CEUAs. Na visita esteve presente a Conselheira do Concea, Dra. Debora Chadi, o representante da Secretaria Executiva do Concea Marcelo Nishida e os representantes da instituição e de sua Comissão de Ética. Algumas instalações foram visitadas, com troca de informação e conversas sobre a aplicabilidade da legislação do Concea, bem como foi realizada uma reunião com a CEUA para conhecer melhor a rotina e os pontos nos quais as suas atividades podem ser enriquecidas. 
 
O Concea já programou mais três visitas pra esse semestre e, em breve, divulgará calendário das visitas previstas para 2022.
 
Criado pela Lei nº 11.794, de 08 de outubro de 2008, e regulamentado pelo Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009, o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea é responsável por formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização de animais com finalidade de ensino e de pesquisa científica em todo o território nacional. Neste contexto, são consideradas como atividades de pesquisa científica todas aquelas relacionadas com ciência básica, ciência aplicada, desenvolvimento tecnológico, produção e controle da qualidade de drogas, medicamentos, alimentos, imunobiológicos, instrumentos, ou quaisquer outros testados em animais.  
 
 
Atenciosamente,
 
Secretaria Executiva do Concea
Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Bloco E, Sala 126, Brasília - DF
Tel. +55 61 2033-5267