Objetivo: promover as boas práticas laboratoriais relacionadas ao manuseio e ao gerenciamento de produtos químicos e agentes biológicos, para maximização da segurança nesses ambientes, com ênfase na não geração e redução de resíduos, na prevenção de acidentes e incidentes e, consequentemente, na proteção dos estudantes, dos trabalhadores e também da comunidade.

Disponibilidade: plataforma da Secretaria de Educação a Distância - SEAD. Curso assíncrono (não há aulas ao vivo). Ocupação das vagas se dá por ordem de inscrição.

Atente-se ao período de inscrições.

Próximas turmas de 2023:

Segurança em Laboratórios: Aspectos Ambientais e Ocupacionais (Turma 3 - 2023)

Período de inscrições: 04/07/2023 a 28/07/2023

Período de realização: 14/08/2023 a 02/10/2023

Vagas: 1.000

Link para mais informações e inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=1&code=23217

Contato: Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA) | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Telefone: (11) 5576-4848 Voip: 8879

Segurança em Laboratórios: Aspectos Ambientais e Ocupacionais (Turma 4 - 2023 | Intensiva)

Período de inscrições: 03/10/2023 a 23/10/2023

Período de realização: 06/11/2023 a 05/12/2023

Vagas: 1.000

Link para mais informações e inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=1&code=23219

CONTEÚDO:

APRESENTAÇÃO E AMBIENTAÇÃO (3 horas). O que faremos no curso? Qual é o cenário da Unifesp? Informações sobre estrutura, carga horária e notas. Conhecendo um pouco a gestão ambiental na Unifesp. Questionário - perfil do(a) estudante.

MÓDULO PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA OCUPACIONAL E DE BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL) (27 horas). Glossário. Segurança do trabalho. Princípios das boas práticas laboratoriais. Equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual. Vidrarias e outros equipamentos e utensílios de laboratório. Princípio de incêndio: prevenção e combate. Como interpretar as informações sobre produtos químicos? Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ). Questionário - BPL e tipos de risco.

MÓDULO BIOSSEGURANÇA (27 horas). Princípios de biossegurança. Processos de descontaminação e esterilização. Ética em experimentação animal. Transporte de material biológico. Proteção radiológica. Organismos geneticamente modificados. Glossário. Questionário - biossegurança.

MÓDULO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS (27 horas). Glossário. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Resíduo x rejeito, hierarquia de gestão, geradores, aspectos da Lei de Crimes Ambientais Resíduos de serviços de saúde (RSS). Gerenciamento de resíduos potencialmente infectantes. Gerenciamento de resíduos perfurocortantes. Gerenciamento de resíduos químicos. Erros frequentes. Videoaula - incompatibilidades químicas. Compatibilidade e incompatibilidades entre grupos de substâncias. Questionário - resíduos.

AVALIAÇÃO FINAL (6 horas). Questionário - avaliação final. Avaliação do curso pelos(as) alunos(as).